Aliança de casamento

Compromisso, companheirismo e amor. É assim que podemos definir a aliança. Tida como o símbolo máximo do amor, a aliança existe a séculos e é compartilhado por muitos casais apaixonados. São muitas as histórias que explicam como a aliança surgiu, sendo assim, a equipe do Casamento Brasil apresenta algumas dessas histórias.

Existem referências que datam que a primeira aliança surgiu no século IV a.C. Tratava-se de um aro em volta do pescoço que simbolizava a posse do homem sobre a mulher. Com o tempo este foi diminuindo de tamanho e passou a ser utilizado no braço, pulso até chegar no dedo. Acreditando que estaria diretamente ligada ao coração a partir da Grécia antiga o anel denominado "anel promessa" passou a ser utilizado no dedo anular, pois acreditavam-se que a veia do amor estava localizada neste dedo. Verdade ou não esta tradição perdura até os dias atuais.

Já em outras referências registram-se que a aliança surgiu em Provence na França, por volta do século XV. A troca de anéis de ouro era uma prática comum na Antiguidade que inicialmente era utilizada pelos Gregos e posteriormente pelos Romanos na qual se tornou uma tradição da igreja. Também acreditando que existia uma veia que ia direto ao coração, os cristãos da época utilizavam o anel no terceiro dedo da mão esquerda, que por sinal continua a ser praticado nos casamentos Islâmicos.

Por fim! O importante é que a aliança representa os votos de união e comprometimento entre duas pessoas e é através do casamento que são feitos os votos de amor eterno, independente de religião ou crença.

Referências
http://www.aliancasbh.com.br/curiosidades_show.php?recordID=3
http://www.goodgold.com.br/curiosidades.asp
http://www.reflexosonline.net/significado-da-alianca

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar